simaobacamartedoma@gmail.com

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Serra diz que governo Lula faz 'privatização diferente'

O candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, rebateu, nesta sexta-feira (23), críticas sobre privatizações feitas no governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Em entrevista ao grupo RBS em Florianópolis, Serra fez comparações entre a gestão do tucano e o governo do presidente Luiz Inácio Lula Silva (PT).
"O atual governo tem feito um programa de privatização também, diferente do anterior, que é assim, você doa dinheiro para o capital privado para ele fazer, por exemplo, um hidrelétrica, uma ferrovia. O estado dá o dinheiro de graça, e ele faz. O BNDES empresta a uma taxa de juros muito menor do que ele está pagando de juros. O governo federal emite títulos da dívida dele, pega emprestado do país a uma taxa de juros digamos de dez [por cento] e empresta a uma taxa de juros digamos de cinco [por cento]. Aí tem uma diferença que é paga por você, por todos nós", afirmou, citando como exemplos a usina de Belo Monte, a ferrovia Transnordestina e o projeto do Trem-Bala.
O tucano disse que não tem planos de promover privatizações, caso seja eleito, e criticou a forma como o assunto é tratado na campanha. “Pra mim, privatização não é um programa de governo. Privatização você faz ou não faz, segundo a conjuntura. Não tem nos meus planos nenhuma privatização na área federal. Isso é usado às vezes em campanha eleitoral como se fosse um belzebu e o governo Lula foi tão privatizante nesse aspecto como o do Fernando Henrique", acrescentou

Portal G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário