simaobacamartedoma@gmail.com

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Reserva de gás de capinzal do Norte não passa de mais um truque e farsa de Roseana para tentar vencer as eleições

O tão propalado anúncio da descoberta de uma jazida de gás no município de Capinzal do Norte, na última quinta-feira (12) pela governadora Roseana Sarney não passa de mais um truque e uma farsa da candidata do PMDB para tentar ganhar as eleições de outubro.

A existência da reserva em Capinzal do Norte já era do conhecimento da Presidência da República há pelo menos 20 anos. Para se ser uma idéia da armação arquitetada pelo clã Sarney no intuito apenas de tirar proveito eleitoral do caso, no final de julho a MPX obtinha licenciamento prévio para a implantação de usina a gás natural no Estado.

Em um tempo record de menos de quinze dias depois a empresa revela a descoberta do recurso em Capinzal do Norte. Em contrapartida, durante sete anos dos governos José Reinaldo e Jackson Lago vários foram os obstáculos criados pelo grupo Sarney para impedir os estudos na área.

Em discurso na tribuna da Assembléia realizado anteontem, o deputado estadual Chico Leitoa (PDT) disse ter ficado curioso e ao mesmo tempo surpreso pelo fato da descoberta da jazida de gás ter ocorrido a poucos dias da eleição estadual.

“Um estado como o nosso, pobre, paupérrimo, de economia atrasada, descobrindo uma coisa dessa que evoluciona a vida de um estado por inteiro e até do País, porque ficar guardada por 20 anos”, questionou o parlamentar. Roseana utiliza com um dos seus principais motes de campanha a nova descoberta em seu governo.

O responsável pelo “descobrimento” é a empresa EBX, que controla as empresas MMX, LLX e OGX, do bilionário Eike Batista, o mesmo que arrematou recentemente por R$ 500 mil um terno do presidente Lula, que tem o senador José Sarney como um dos seus principais aliados políticos. Ou seja, uma relação vínculo de poder se estabeleceu apenas visando os interesses pessoais de cada um.

Quem também tinha conhecimento da existência há muito tempo da reserva de gás era a própria população de Capinzal do Norte Entre eles, há um sentimento muito grande de desapontamento, visto do retardamento do benefício para cidade por parte da governadora Roseana e o fato do gás que será todo transferido para uma termoelétrica que será construída em Santo Antônio dos Lopes.

Apesar da exploração comercial da nova da jazida de gás começar dentro de 18 meses a 24 meses (2 anos), segundo projeções de Eike Batista, Roseana se dedica a tirar proveito político da situação ao se intitular a grande mãe da descoberta e fazer uso eleitoreiro do gás para ludibriar/enganar o eleitor maranhense, com o anúncio de uma nova etapa de desenvolvimento para o Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário